Segredos de uma boa Dieta

AVEIA
Pote com aveia - Foto: Getty Images
Traz saciedade A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem "quebrar". No entanto, o destaque do cereal são suas fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas pegam a água que está no órgão e a ?sugam?. Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta. 

Mantém o intestino em ordem Uma das funções mais conhecidas da aveia é a de regular esse órgão. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da microbiota intestional, ou seja, dos probióticos. Isso ocorre porque ela serve como "comida" para os lactobacilos. Quando as bactérias proliferam em cima dessas fibras, existe a produção de uma substância, o ácido butírico, que estimula os movimentos do intestino (chamados de peristálticos). O órgão, por sua vez, quando está sendo estimulado, elimina as substâncias tóxicas mais rápido e estimula a renovação celular. Isso diminui a chance de câncer intestinal. 

ABACAXI
  • Grande variedade de vitaminas: esta fruta contém vitaminas essenciais para o organismo, como a famosa vitamina C, que é fundamental para que o organismo se proteja de diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, tão comuns no inverno, além das vitaminas A e B6.
  • Atrasa o processo de envelhecimento: é uma das melhores notícias para as mulheres, pois afinal de contas, ninguém quer parecer mais velho do que realmente é, este efeito é graças a presença da vitamina A, que além de possuir antioxidantes, que retardam o envelhecimento, a vitamina A auxilia na boa visão.
  • A falta de vitamina B faz com que as pessoas fiquem com dificuldade de locomoção ou ter problemas neurológicos, inclusive crianças, mas esta vitamina pode ser encontrada em outros tipos de alimentos.
  • Ajuda na digestão: o abacaxi possui um elemento chamado bromelina, que ajuda na digestão, ou seja, caso tenha problemas para que o alimento seja digerido pelo corpo, experimento comer uma fatia de abacaxi como sobremesa e verá que é muito melhor e mais saudável do que qualquer remédio efervescente.
  • Fibras solúveis: Este tipo de fibra ajuda no controle do colesterol, que é um elemento que pode causar diversos tipos de problemas de coração, ou seja, além de uma dieta saudável, o consumo desta fruta pode diminuir os níveis do mau colesterol.

Abacaxi emagrece?

quem deseja perder uns quilinhos indesejáveis pode consumir este alimento, pois ajuda que o corpo não retenha líquidos, ou seja, quando o corpo está retendo líquidos, pode acontecer de o corpo ter certo aumento de peso, que pode ser perdido facilmente com o consumo de abacaxi e com uma dieta pobre em sal, pois este tipo de tempero ajuda a reter líquido.
Uma das maiores vantagens deste alimento é que possui poucas calorias, ou seja, um copo com 250 ml possui em média 150 calorias, ou seja, é uma boa dose para quem deseja tomar um suco natural sem engordar e ainda ganhar alguma energia.
Diurético: um dos benefícios mais úteis é o poder diurético, ou seja, é mais um motivo para usar esta fruta como um dos auxiliares na perca de peso, além de limpar o sangue, ou seja, este alimento ajuda a fazer uma boa faxina por dentro, o que é bom para a nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário