10 alimentos detox que dão uma força à dieta

Destoxificação é o processo de eliminação de substâncias tóxicas  e prejudiciais presentes no organismo. Nós ingerimos estes componentes quando consumidos alimentos com corantes, conservantes, açúcar, gordura, aditivos alimentares, hormônios ou também contaminados por agrotóxicos, assim como medicamentos e bebidas alcoólicas.
Alimentos detox ajudam a emagrecer
Foto: Reprodução
Com o tempo, os vestígios destas substâncias vão se acumulando no organismo, comprometendo a função celular  e causando uma série de sintomas no corpo. Inchaço, inflamação dos órgãos, retenção de líquidos, excesso de gases, problemas circulatórios, cansaço, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso são alguns.

Alimentos detox

Alguns alimentos possuem propriedades capazes de realizar esta limpeza no organismo, lavando todas as toxinas e eliminando-as por meio das fezes e urina. Depois de exagerar na comida ou bebida no final de semana, ou quando você sentir que anda inchada e com retenção de líquidos, vale apostar em uma dieta detoxificante que em apenas uma semana é capaz de promover uma melhora significativa no corpo.
Abaixo, confira uma lista de 10 alimentos com propriedades detox. Eles podem ser misturados em sucos – como o suco verde – ou consumidos no dia a dia:
Suco verde detoxifica o organismo
Foto: Reprodução

Vegetais verdes

Devido ao alto teor de clorofila, ajudam a eliminar toxinas do fígado, rins, pâncreas e cólon. Alguns exemplos são a acelga, alface, alcachofra, espinafre, brócolis, etc.

Agrião

A verdura se destaca por seu alto poder diurético, que combate a retenção de líquidos e ainda oferece minerais ao corpo.

Maçã

Quando consumida com casca, ajuda a regular o intestino preso, controlar o colesterol e prevenir a inflamação da barriga. Ainda limpa o fígado e tem propriedade diurética.

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, têm poder diurético. Aposte no suco de limão, de laranja, que ajuda a limpar o fígado, e na uva, que além de desintoxicar, tem propriedades digestivas.
Alimentos detox: frutas cítricas
Foto: Reprodução

Arroz integral

Rico em vitaminas do complexo B, magnésio, manganês e fósforo, que são componentes detox, além das fibras insolúveis, contribui para o bom funcionamento do intestino e ajuda a limpar o cólon. Também protege o fígado.

Aipo

Além de diurético, melhora a circulação sanguínea, ajuda na digestão dos alimentos e evita o acúmulo de gases.

Alho

O alho é um excelente alimento para a saúde. Ele ativa as enzimas do fígado, que é a principal ferramenta do corpo para combater o acúmulo de toxinas. Assim, ele auxilia o organismo a filtrar aquilo que não é necessário.

Beterraba

Com muitos benefícios à saúde, é rica em magnésio e vitamina C, que são propriedades detox. Ajuda na desintoxicação do fígado e no controle do colesterol.
Beterraba é alimento detox
Foto: Reprodução

Chá verde

Poderoso diurético muito indicado para a perda de peso, o chá verde é capaz de eliminar as toxinas do corpo e ainda regular o colesterol.

Alcachofra

Rica em fibras e antioxidantes, ela favorece o bom funcionamento do intestino e ajuda o corpo a digerir alimentos gordurosos, evitando picos de colesterol no sangue. Além disso, favorece o trabalho do fígado.

Fonte: garotabeleza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário